EMPREENDIMENTO DA YUNY INCORPORADORA GANHA DESTAQUE PELA TECNOLOGIA CONSTRUTIVA
UWIN
Gazeta da Semana
A tecnologia cada vez mais faz parte do cotidiano das pessoas e influencia a forma como trabalham, relacionam-se, alimentam-se e consomem. Com um mercado competitivo e clientes exigentes, a busca por modernização deve ser constante. É esse pensamento que leva a Yuny Incorporadora a implementar soluções inovadoras em seus empreendimentos, como o Uwin Brooklin, que virou um caso de estudo no mercado.
Considerado um dos primeiros a usar sistemas modulares pré-fabricados, o Uwin Blooklin segue um conceito de construção voltado para o ESG – sigla que significa Governança Ambiental, Social e Corporativa, e que avalia o quanto uma empresa é comprometida com objetivos sociais que vão além do seu papel corporativo. O empreendimento usa, por exemplo, o dry wall, um sistema de construção a seco composto por perfis, tratamento acústico e placas de gesso. “Quando comparado às construções tradicionais, feitas com alvenaria, temos uma instalação fácil e rápida, melhoria no desempenho térmico e acústico, ganho de área útil nos ambientes, redução no prazo da construção e uma obra mais limpa, com menos entulho”, explica Maíra Baltrusch, coordenadora sênior de projetos da Yuny.
A fachada do prédio leva o Light Steel Framing (LSF), um sistema de construção leve e que atribui um toque moderno à construção. Além de ter alta resistência e durabilidade, a técnica também colabora com o meio ambiente, já que é sustentável, pois utiliza o mínimo de recursos naturais para a produção e tem baixa geração de resíduos. “Embora sejam pouco utilizados, existe uma tendência no País para incorporar os dois sistemas na construção civil. Entre as vantagens que vemos, quando comparado ao sistema de construção em alvenaria, temos a redução no consumo de aço e concreto nas etapas de fundação e superestrutura; redução na geração de resíduos; redução da utilização de água e no uso de mão de obra na execução da fachada, devido os sistemas modulares serem entregues pré-fabricados. Ou seja, parte da montagem já foi realizada na indústria, fator que implica em um menor índice de acidentes de trabalho, passivos trabalhistas e na redução das áreas necessárias para implantação do estoque, além da possibilidade de postergação do desembolso financeiro, em função do ganho de prazo. Isso quer dizer que o empreendedor pode adiar o início da fachada devido a maior velocidade de execução em relação ao sistema convencional, sem prejudicar o cronograma de término da obra, o que impacta no custo final para nossos clientes”, diz a coordenadora de projetos.
Outra vantagem da utilização dos sistemas é a diminuição do tempo das obras. De acordo com Maíra, o Uwin Brooklin ficaria pronto em 22 meses, mas será entregue em 19. “Pode parecer pouco, mas para o cliente, é uma antecipação de três meses de um sonho”.
Mas não é só isso que faz do Uwin Brooklin um dos mais visitados no mercado. O empreendimento traz outras peculiaridades singulares, como a aplicação do contrapiso auto nivelante, estruturas arquitetônicas de fachada em concreto pré-fabricado, kits hidráulicos montados e testados em fábrica, sistema de aquecimento central – que significa um ganho de área útil, já que o cliente não precisará comprar aquecedores de passagem –, além de utilizar uma matriz enérgica renovável, por meio do sistema de coletores solares, que proporcionam até 40% de energia limpa no abastecimento de água quente..
O empreendimento também vai contar com a tecnologia da InBuilt, uma startup de realidade aumentada. A empresa desenvolveu apps que permitem, entre outras coisas, que o cliente faça um “raio-x” das paredes para ver por onde passam as tubulações.
Inovação também com os elevadores, que contam com placas que permitem uma comunicação com o sistema IOT (internet das coisas) a ser contratado pelo condomínio via aplicativo para captura de dados em tempo real dos equipamentos instalados, prevendo manutenção.
Ao pensar na rentabilização do imóvel, o Uwin Brooklin prevê parceria com o Charlie, uma startup de locação com características de hotelaria.
Com uma linha de apartamentos do tipo studio e de um dormitório, o Uwin Brooklin foi pensado para quem procura espaços inovadores, autênticos e confortáveis. Localizado na Rua Eleutério, 59, no Brooklin, a 300 metros da Estação Brooklin do Metrô-CPTM, o empreendimento conta com infraestrutura completa para quem busca um estilo de vida aliado à praticidade. Itens como coworking, lavanderia coletiva, bicicletário e lockers para delivery atribuem ao espaço o status de empreendimento contemporâneo. Além disso, os futuros moradores contarão com piscina no rooftop e lojas de conveniência no térreo.