São consideradas variações admissíveis da construção:

 

  • Pequenas deformações ou fissuras na estrutura e em paredes, decorrentes da acomodação das peças estruturais do edifício, na medida em que ele passa a suportar novas cargas ou pelo efeito de dilatação ou contração provocado por grandes variações de temperatura. Essas deformações são previstas dentro de limites estabelecidos por normas da ABNT;
  • Diferenças de textura e cor entre peças de granito/mármore e/ou madeira natural, por serem materiais naturais e ainda cerâmicas, estes com menor tolerância, por serem produtos industrializados. Essas pequenas variações são normais e não requerem reparos e/ou trocas por parte da

 

Desempenho do edifício e das unidades autônomas

 

A edificação foi projetada e construída para apresentar desempenho, isto é, comportamento em uso, ao longo de sua vida útil, adequada às condições de uso previstas e para fazer frente às condições de exposição a que estará sujeita e que eram previsíveis à época do projeto, como chuvas, ventos, umidade do ar, temperaturas da cidade, poluição do ar, tipo de solo, ruídos externos.

Mudanças no entorno após a entrega do condomínio, tais como passagem de novas linhas de transporte público, ampliação viária, instalação de aeroportos, estádios, igrejas, construções vizinhas, mudanças climáticas, aumento da intensidade de tráfego e outros fatores novos e não previstos em projeto não são de responsabilidade da construtora/incorporadora.

 

Deveres do consumidor

 

A construtora tem a obrigação de entregar o imóvel sem vícios de construção e na sua ocorrência corrigi-los. O comprador, usuário do imóvel, passa a ter deveres correlatos, cujo descumprimento pode configurar negligência e acarretar a perda de suas prerrogativas.

 

Referências

 

As informações aqui prestadas visam dar uma orientação geral ao condômino em relação ao assunto, não entrando em pormenores de natureza técnica ou jurídica.

 

Para mais esclarecimentos, consulte:

 

  • Código Civil Brasileiro;
  • Condomínio e Incorporação – Lei Federal 591/64;
  • Código de Defesa do Consumidor – Lei Federal 078/90;
  • Manutenção de Edificação – NBR 5674/2012;
  • Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações

 

– Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos – NBR 14037/2014;

  • Reformas em Edificações – NBR 16280/2015.

 

Este conteúdo te ajudou?

Leave a Reply