- Antes de iniciar a instalação do aquecedor, leia com bastante atenção as instruções contidas no manual do fornecedor;
- A instalação adequada do aparelho é condição fundamental para o seu bom funcionamento;
- O serviço deverá ser executado por profissional especializado, aplicando as normas da ABNT e as normas da Companhia Distribuidora de Gás, caso o aparelho seja de Gás Natural;
- Não acoplar o duto da chaminé no mesmo duto de exaustão do fogão;
- Não instale o aquecedor em locais onde haja exposição ao sol e a chuva;
- Para um funcionamento adequado e prolongado de seu produto, efetuar revisões
periódicas (entre 1 e 2 anos) no produto;
- Não tocar a região de exaustão dos gases de combustão (chaminé e partes próximas), devido às altas temperaturas alcançadas nas condições normais de funcionamento que podem causar queimaduras;
- Não deixe que crianças, idosos e portadores de necessidades especiais manuseiem os aquecedores sem acompanhamento;
- Em caso de ausência prolongada, fechar o registro geral de gás;
- Não obstruir saídas das chaminés;
- Verificar diariamente as condições das instalações para detectar a existência de vazamentos de água ou gás.
A seguir, procedimentos a serem adotados para corrigir alguns problemas:
Como desentupir a pia:
Com o auxílio de luvas de borracha e um desentupidor, siga os seguintes passos:
- Encha a pia de água;
- Coloque o desentupidor a vácuo sobre o ralo, pressionando-o para baixo e para cima (tome cuidado com o uso de força excessiva para não danificar a fixação da cuba). Observe se ele está totalmente submerso;
- Quando a água começar a descer, continue a movimentar o desentupidor, deixando a torneira aberta;
- Se a água não descer, retire a parte inferior do sifão (copinho). Neste copo ficam depositados os resíduos, geralmente responsáveis pelo Mas não esqueça de colocar um balde embaixo do sifão, pois a água pode cair no chão ou no armário (caso exista);
- Não convém colocar produtos a base de soda cáustica dentro da tubulação de esgoto;
- Recoloque o copinho do sifão e tome o cuidado de verificar se ele se acoplou perfeitamente à base para evitar vazamentos e gotejamentos. Se necessário, utilize fitas teflon para garantir e melhorar a vedação;
- Depois do serviço pronto, abra a torneira e deixe correr água em abundância, para limpar bem a tubulação.
Aço inox
- A limpeza deve ser feita com água, detergentes suaves e neutros, em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de nylon Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. A secagem é importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto e periodicamente podem ser polidos com polidores para metais;
- Para preservar as características do aço inox, deve-se evitar o uso de ácidos e produtos químicos, tais como, ácido muriático, removedores de tintas e similares, os quais danificam a superfície do aço inox e, portanto devem ser evitados. Saponáceos abrasivos não devem ser utilizados mesmo em casos extremos, pois podem prejudicar a superfície do aço
Manutenção preventiva
- Somente utilizar peças originais ou com desempenho de características comprovadamente equivalentes;
- Verificar semestralmente os elementos de apoio (mão francesa, coluna do
tanque etc.);
- Verificar anualmente os rejuntes das louças e bancadas;
- Manter os registros gerais das áreas molhadas fechados quando da ausência do imóvel por longos períodos.
Periodicidade | Atividade | Responsável |
A cada 6 meses |
Verificar mecanismos internos da caixaacoplada | Equipe de manutenção local/ Proprietário |
Verificar a estanqueidade dos registrosde gaveta | Equipe de manutenção local/ Proprietário | |
Limpar e verificar a regulagem dosmecanismos de descarga | Equipe de manutenção local/ Proprietário | |
Limpar os aeradores (bicos removíveis)das torneiras | Equipe de manutenção local/ Proprietário | |
Abrir e fechar completamente os registros para evitar emperramentos, e mantê-los em condições de manobra | Equipe de manutenção local/ Proprietário | |
A cada 1 ano |
Verificar a estanqueidade da válvula de descarga, torneira automática e torneira eletrônica | Equipe de manutenção local/ Proprietário |
Verificar as tubulações de água potável para detectar obstruções, perda de estanqueidade e sua fixação e recuperar sua integridade onde necessário | Equipe de manutenção local/Proprietário/Empresa capacitada | |
Verificar se é necessário substituir os vedantes (courinhos) das torneiras, misturadores e registros de pressão | Equipe de manutenção local/Proprietário/Empresa capacitada | |
Verificar o funcionamento do sistema de aquecimento individual e efetuar limpeza e regulagem, conforme legislação vigente | Empresa capacitada |
Periodicidade | Atividade | Responsável |
A cada 1 ano | Verificar a integridade e reconstituir os rejuntamentos internos e externos dos ralos, peças sanitárias e outros elementos, onde houver | Equipe de manutenção local/Proprietário/Empresa especializada |
Prazos de garantia
- Colunas de água fria, colunas de água quente e tubos de esgoto:
- Desempenho do material – especificado pelo fabricante;
- Danos causados devido a movimentação ou acomodação da estrutura – 5 anos;
- Coletores e ramais:
- Desempenho do material – especificado pelo fabricante;
- Problemas com a instalação – 1 ano;
- Louças, caixa de descarga e bancadas:
- Desempenho do material – especificado pelo fabricante;
- Quebrados, trincados, riscados, manchados ou entupidos – no ato da entrega;
- Problemas com a instalação – 1 ano;
- Metais sanitários, sifões, flexíveis, válvulas e ralos:
- Desempenho do material – 6 meses;
- Quebrados, trincados, riscados, manchados ou entupidos – no ato da entrega;
- Problemas com a vedação – 1
Perda de garantia
Todas as condições descritas no item perda de garantia do capítulo “Garantia e atendimento”, acrescidas de:
- Se for evidenciado entupimento por quaisquer objetos jogados nos vasos sanitários e ralos, tais como: absorventes higiênicos, folhas de papel, cotonetes, cabelos, ou objetos estranhos no interior dos equipamentos que prejudiquem seu funcionamento;
- Se for evidenciada a falta de troca dos vedantes (courinhos) das torneiras;
- Se for evidenciada a falta de limpeza nos aeradores, provocando o acúmulo de resíduos neles;
- Se for evidenciada a retirada dos elementos de apoio (mão francesa, coluna do
tanque, etc.) provocando a queda ou quebra da peça ou bancada;
- Se for evidenciado o uso de produtos abrasivos e/ou limpeza inadequada (produtos químicos, solventes, abrasivos do tipo saponáceo, palha de aço, esponja dupla face) nos metais sanitários;
- Se for evidenciado nos sistemas hidráulicos, pressões (falta de regulagem da válvula redutora de pressão, sob responsabilidade do condomínio) e temperaturas (geradores de calor, aquecedores, etc.) discordantes das estabelecidas em projeto;
- Equipamentos que foram reparados por pessoas não autorizadas pelo serviço de Assistência Técnica;
- Aplicação de peças não originais, inadequadas ou ainda adaptação de peças adicionais sem autorização prévia do fabricante;
- Equipamentos instalados em locais onde a água é considerada não potável ou contenha impurezas e substâncias estranhas à mesma que ocasione o mau funcionamento do produto;
- Danos decorrentes de quedas acidentais, mau uso, manuseio inadequado, instalações de equipamentos inadequados ao sistema;
- Danos decorrentes por impactos ou perfurações em tubulações (aparentes,
embutidas ou revestidas);
- Manobras indevidas, com relação a registros e válvulas.
Situações não cobertas pela garantia
- Peças que apresentem desgaste natural pelo tempo